Nestas férias decidimos conhecer, melhor, descobrir com mais tempo o Douro vinhateiro. Reservámos a 1.ª quinzena de Setembro mas, por termos tanto trabalho, adiámos a viagem para a 2.ª quinzena.
Verão delicioso... tempo quente, mas não em demasia, sol fantástico, um rio a serpentear vales e encostas cheias de vinhas, arrumadinhas e cheias de uvas! Sem termos planeado, fomos mesmo na época das vindimas. Todas as aldeias, vilas e cidades à beira do Douro estão cheias de movimento com a alegria das vindimas, nesta altura do ano. O ar cheirava a vinho e em todo o lado se viam tractores e carrinhas carregadas de cestos.
A primeira noite foi passada em Lamego ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Lamego ) na Albergaria de Cerrado, logo à entrada da cidade a um saltinho da Sé. Depois de um bom pequeno-almoço, com doces de fruta caseiros :-), fomos até ao Posto de Turismo... queríamos conhecer por dentro umas dessas quintas que se dedicam à produção de vinho. De entre muitas que nos apresentaram sugeriram a Quinta da Pacheca ( http://www.wonderfulland.com/pacheca/ ). É uma quinta que vale realmente a pena conhecer nesta altura das vindimas. Os visitantes podem ajudar na pisa das uvas e, ainda, provar o vinho do Porto que é produzido por lá.
Em Lamego, apenas visitámos o Museu, mas havemos de voltar, um outro dia, para conhecer o castelo e as muitas capelas que por lá existem.
Nesse dia ainda fomos até Resende em busca de almoço ;-). Encontrámos indicações pela estrada e decidimos ir à descoberta... realmente sem as indicações não tínhamos lá chegado... mas valeu a pena :-), encontrámos um cantinho onde se comeu muito bem, fomos bem recebidos e a vista... fantástica. Quando passarem por lá, já sabem: restaurante "Douro à Vista".
A viagem continua noutro post...
1 comentário:
Olá!
Sou a filha mais nova do fundador do "Douro à Vista".
Agradeço o seu comentário e volte sempre que será bem recebido!!!
Enviar um comentário